Notícias



Clique para assistir o vídeo!

Retrospectiva MINJUD 2025

Governo 24-06-2026
BENGUELA TERÁ PISTA DE CICLISMO DE EXCELÊNCIA EM 2027

A cidade de Benguela, terá a partir de 2027, um velódromo moderno que será construído de raiz, que contemplará entre outros equipamentos, uma pista de excelência para treinos e competições de ciclismo, visando a melhoria da prática da modalidade no país, em perfeito alinhamento com os padrões de exigências da Union Cycliste Internationale “UCI” e da Federação Angolana de Ciclismo “FACI”.

O anúncio foi feito pelo Ministro Juventude e Desporto, Rui Falcão Pinto de Andrade, que assegurou que o lançamento da primeira pedra está previsto para ainda este ano, num acto que marcará o início de uma nova era para o ciclismo comunitário e de alto rendimento no país, assim como o incentivo a hábitos de vida saudáveis e a inclusão social através do desporto.

A primeira infra-estrutura do género a ser erguida em Angola depois da independência nacional, consta da carteira de investimentos públicos do MINJUD e enquadra-se na estratégia do Executivo angolano, que pretende diminuir as assimetrias de equipamentos desportivos no país, como a diversificação de recintos para a prática de desporto com qualidade no território nacional.

Este investimento que foi projectado quer no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2024-2027, quer no PLANADESPORTO 2025-2027, é uma resposta ao ambicioso compromisso assumido de se transformar Angola num verdadeiro Hub do desporto em África, cuja estratégia passa por tornar o país numa potência continental, através de uma forte aposta na formação de treinadores e atletas, em infra-estruturas desportivas de qualidade e na massificação do desporto.

O velódromo de Benguela, quando estiver concluído, para além de oferecer excelentes condições para a prática do ciclismo, em BMX, Cross e Salto, vai colocar a região no mapa das competições da modalidade a nível nacional e no continente africano, assim como se afirmará num dos polos de atracção do turismo desportivo.

Com a juventude e pelo desporto.

GTICII-MINJUD, aos 16 de Junho de 2026.

Fonte: MINJUD
Governo 20-06-2026
MINJUD PROMOVE 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA

Mais de 150 participantes, entre governantes, representantes de associações juvenis, organizações nacionais, internacionais e da sociedade civil, conferiram nesta sexta-feira, 19 de Junho, solenidade a 6ª Conferência Nacional Sobre Saúde Sexual e Reprodutiva em Adolescentes e Jovens, que Luanda acolheu sob o lema : " Juventude informada, conhecer para decidir e cuidar para viver”.

A mortalidade materna no país continua a ser elevada e inaceitável, assim como a gravidez na adolescência, em algumas regiões do país, limitando projectos de vida dos adolescentes e jovens, ao mesmo tempo, o estigma e a violência sexual, situações que preocupam o Executivo angolano, que considera ser um problema de saúde pública.

A Secretária de Estado para a Juventude, Danila Bragança, expressou esta preocupação quando em representação do Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade, procedia a abertura da referida Conferência, tendo assegurado que as autoridades angolanas, estão a trabalhar para a inversão do quadro actual.

Pela transversalidade da saúde sexual e reprodutiva, Danila Bragança, considerou não ser apenas um tema secundário de saúde pública, mas que constitui o centro da dignidade humana, da igualdade de género, da autonomia individual e do desenvolvimento sustentável das nossas nações.

A Governante enumerou problemas relacionados com a saúde sexual e reprodutiva e referiu-se também das acções de mitigação com realce para o engajamento na sensibilização e neste sentido, o Executivo, através do Projecto Juventude Informada, Responsável e Organizada “JIRO”, criado em 1997 tem contribuído para a busca de soluções .

Descreveu igualmente, o Programa JIRO como um instrumento estratégico do Governo angolano, de carácter multisectorial, coordenado pelo MINJUD e com a valiosa parceria de vários departamentos ministeriais e do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP).

Segundo Danila Bragança, o objectivo da referida parceria tem como foco, a promoção de atitudes positivas entre adolescentes e jovens, com a educação para a saúde sexual e reprodutiva, o planeamento familiar, a igualdade de género e a prevenção das ITS e VIH, como prioridades.

A Secretária de Estado para a Juventude, não deixou de reconhecer o relevante apoio que os parceiros da Coordenação Multissectorial e em especial do FNUAP e o UNICEF, têm prestado para a mitigação dos problemas relacionados com a saúde sexual e reprodutiva nos adolescentes e jovens permitindo que o JIRO chegasse à todas às províncias do país, levando formação e informação de qualidade a população alvo.

Prestigiaram também o acto de abertura, o Secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Alberto de Sousa, o Vice-governador de Luanda, para o Sector Político e Social, Manuel Gonçalves, as representantes em Angola do FNUAP, Rinko Kinoshita e do UNICEF Cristina Brugiolo entre outras entidades.

Com a juventude e pelo desporto.

GTICII-MINJUD, aos 19 de Junho de 2026.

Fonte: MINJUD

minjud.gov.ao Ministro da Juventude e Desportos

Rui Luís Falcão Pinto de Andrade



Entidades Tuteladas


Canais de Atendimento


Parceiros