A Secretária de Estado para a Juventude, Danila Bragança, em representação do Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade e do Governo de Angola, marcou presença no acto de encerramento do Fórum da Sociedade Civil e da Juventude da 7.ª Cimeira União Africana–União Europeia, realizado em Luanda, onde destacou o orgulho nacional em acolher um evento de tão elevada relevância política e social, num ano em que Angola celebra o jubileu dos 50 anos de Independência.
Durante a sua intervenção, Danila Bragança, sublinhou que o encontro evidencia a vitalidade da parceria entre a União Africana e a União Europeia, agora impulsionada por uma nova etapa de renovação estratégica. São 25 anos de cooperação estruturada, conjugadas com a visão conjunta UA–UE 2030, a Agenda África 2063 e a plataforma Global Gateway África–Europa, que ofereceram um quadro conceptual sólido que permitiu debater, com profundidade, caminhos partilhados para um futuro mais inclusivo e resiliente.
No encerramento do seu discurso, destacou ainda a aprovação do Plano de Desenvolvimento da Juventude 2025–2027, instrumento que traduz, de forma concreta, as prioridades do Executivo angolano para o sector juvenil.
“Este plano reflecte a visão colectiva da juventude angolana, incorpora consensos estratégicos e materializa ideais que reforçam a participação activa dos jovens, fortalecem o diálogo institucional e impulsionam a formulação de políticas públicas inovadoras, inclusivas e sustentáveis”.