O ministro da juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade, lançou um desafio nesta sexta-feira 20.02, no Estádio 11 de Novembro, aos seus Consultores para as áreas da Juventude, dos Desportos e de Imprensa, a ingente tarefa de recolherem todas informações possíveis para editarem um livro com a história do MINJUD, com factos e protagonistas.
Os consultores, terão doravante, a responsabilidade de narrarem a história do Sector após a proclamação da Independência Nacional, em 1975 até os dias de hoje que teve a trajectória seguinte;
1976, criação da então Direcção Geral da Educação Física e Desporto (DGEFD)
1977, criação do então Conselho Superior de Educação Física e Desportos (CSEFD)
1979, criação da então Secretária de Estado para a Educação Física e Desportos (SEEFD) e
1989, criação da actual designação de Ministério da Juventude e Desportos, através da Lei nº3/89 de 11 de Fevereiro de1989.
O titular da pasta do MINJUD, disse ao trio dos seus consultores, que têm todas as condições para entrarem em campo e brilharem, a julgar pelo facto de muitos dos protagonistas deste percurso histórico, encontrarem-se ainda vivos e disponíveis.
Igual desafio foi efeito, às todas Direcções de Federações Desportivas e Associações Juvenis nacionais, legalmente constituídas no país, onde galerias com de todos os seus presidentes devem ser criadas.
Com esta orientação, Rui Falcão Pinto de Andrade, quer mais do que fazer história, quer o reconhecimento de todos que ajudaram a erguer a instituição que dirige, às Federações Desportivas e Associações Juvenis nacionais.
Para o governante com a conclusão deste projecto será mais um contributo para que as actuais e futuras gerações conheçam o legado histórico do órgão que tem a responsabilidade de elaborar, coordenar, executar e fiscalizar as políticas publicas voltadas para a juventude e desportos, assim como dos principais parceiros estratégicos da execução das referidas políticas.
Com a juventude e pelo desporto.
GTICII, MINJUD, aos 21 de Fevereiro de 2026.