• MINJUD analisa institucionalização do Prémio Nacional do Desporto


    No âmbito da I Reunião Ordinária do Conselho de Direcção do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), realizada no dia 15 de Janeiro de 2026, foi analisado o ponto de situação relativo à preparação do instrumento jurídico para a institucionalização do Prémio Nacional do Desporto.

    A iniciativa enquadra-se na estratégia do sector de valorização do mérito desportivo, através do reconhecimento estruturado e permanente do contributo de atletas, treinadores, dirigentes e entidades que se distinguem no desenvolvimento do desporto nacional.

    Durante a reunião, foram igualmente avaliados os resultados alcançados ao longo de 2025, com destaque para a realização de mais de 30 competições de dimensão nacional, continental e internacional, evidenciando a capacidade organizativa e técnica dos quadros do sector.

    No que respeita ao exercício de 2026, foi analisada a carteira de 32 projectos inscritos no Programa de Investimentos Públicos (PIP), incluindo 22 novas infra-estruturas, entre as quais 12 pavilhões multiusos, dois estádios de futebol, um autódromo e sete quadras polidesportivas.

    Constam ainda do planeamento a reabilitação de sete infra-estruturas desportivas degradadas e a conclusão de obras em curso, nomeadamente o estádio de futebol do Huambo, um pavilhão multiusos na cidade do Dundo e o Parque de Campismo da cidade de Benguela.

    Os projectos em curso e previstos visam reforçar a promoção da actividade física, a melhoria do desempenho desportivo, a inclusão social, bem como a criação de condições seguras para a prática do desporto e o lazer comunitário.

    O Conselho de Direcção deliberou, igualmente, a realização do Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Juventude e Desportos, agendado para os dias 28 e 29 de Janeiro de 2026.

    Com a Juventude e pelo Desporto

    Luanda, 16 de Janeiro de 2026
    GTICII – MINJUD