72 crianças das províncias de Benguela, Cunene, Huíla e Namibe, arrancaram aplausos de cerca de 500 assistentes, durante a exibição que proporcionaram, nos Jogos Tradicionais, que a cidade do Lubango, acolheu no dia 6 do corrente mês, na EXPO CED-SUL.
O evento foi um verdadeiro festival de demonstração de resgate de jogos tradicionais do sul de Angola e, de ocasião para troca de experiências entre as referidas crianças.
A Vice Governadora da Huíla Maria João Chipalavela, orientou o acto de encerramento dos jogos e encorajou a iniciativa e, esteve ladeada da Directora Nacional dos Desportos, Águeda Gomes, em representação do Ministro Rui Falcão Pinto de Andrade, dos financiadores do projecto.
A referida iniciativa, visa resgatar os valores culturais, e já permitiu a catalogação de 19 jogos tradicionais do sul do país e está a incentivar a prática desportiva no seio das crianças e jovens.
Importa salientar que este projecto tem o financiamento da Fundação BAI, Universidade Piaget, AIPAS e o SIMPROF e, visa a recolha e catalogação de jogos tradicionais ancestrais dos de Angola.