A cidade de Benguela, terá a partir de 2027, um velódromo moderno que será construído de raiz, que contemplará entre outros equipamentos, uma pista de excelência para treinos e competições de ciclismo, visando a melhoria da prática da modalidade no país, em perfeito alinhamento com os padrões de exigências da Union Cycliste Internationale “UCI” e da Federação Angolana de Ciclismo “FACI”.
O anúncio foi feito pelo Ministro Juventude e Desporto, Rui Falcão Pinto de Andrade, que assegurou que o lançamento da primeira pedra está previsto para ainda este ano, num acto que marcará o início de uma nova era para o ciclismo comunitário e de alto rendimento no país, assim como o incentivo a hábitos de vida saudáveis e a inclusão social através do desporto.
A primeira infra-estrutura do género a ser erguida em Angola depois da independência nacional, consta da carteira de investimentos públicos do MINJUD e enquadra-se na estratégia do Executivo angolano, que pretende diminuir as assimetrias de equipamentos desportivos no país, como a diversificação de recintos para a prática de desporto com qualidade no território nacional.
Este investimento que foi projectado quer no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2024-2027, quer no PLANADESPORTO 2025-2027, é uma resposta ao ambicioso compromisso assumido de se transformar Angola num verdadeiro Hub do desporto em África, cuja estratégia passa por tornar o país numa potência continental, através de uma forte aposta na formação de treinadores e atletas, em infra-estruturas desportivas de qualidade e na massificação do desporto.
O velódromo de Benguela, quando estiver concluído, para além de oferecer excelentes condições para a prática do ciclismo, em BMX, Cross e Salto, vai colocar a região no mapa das competições da modalidade a nível nacional e no continente africano, assim como se afirmará num dos polos de atracção do turismo desportivo.
Com a juventude e pelo desporto.
GTICII-MINJUD, aos 16 de Junho de 2026.