• Angola Reafirma Compromisso com a Juventude nas Nações Unidas


    O Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade, interveio nesta quinta-feira, 25 de Setembro, na Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas que assinala os 30 anos do Programa Mundial de Acção para a Juventude.

    Na sua intervenção, o Ministro destacou que “investir nos jovens é investir no presente e no futuro das Nações Unidas”, sublinhando que mais de 72% da população angolana tem menos de 35 anos e que a juventude constitui a maior riqueza do País.

    O governante reafirmou o alinhamento de Angola com a Agenda 2063 da União Africana e com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, destacando a importância de transformar o dividendo demográfico em progresso económico e social através de quatro eixos fundamentais: saúde, educação, emprego e boa governação.

    Entre os programas de referência, sublinhou o FUNEA – Fundo Nacional de Emprego de Angola, o JIRO – Juventude Informada, Responsável e Organizada, a reserva de 20% de habitação pública para jovens, as Casas da Juventude e a implementação do PLANADESPORTO – Plano Nacional de Desenvolvimento do Desporto.

    Angola foi igualmente lembrada como um dos primeiros países a ractificar a Carta Africana da Juventude, reforçando o compromisso com a protecção dos direitos juvenis e a amplificação das suas vozes.

    GTICII - MINJUD